lunes, 15 de septiembre de 2014

Monção recebe Jornadas Europeias do Património no fim do mês (Portugal)


O Projeto Arqueológico de Longos Vales, Monção, associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 26, 27 e 28 de setembro em 50 países. Esta iniciativa inclui um conjunto de atividades que visa a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção e valorização do património monumental e construído.
Com o apoio da autarquia monçanense e junta de freguesia de Longos Vales, a equipa do projeto arqueológico programou para o dia 27, sábado, pelas 15h00, uma visita ao centro interpretativo e Castro de S. Caetano e, pelas 21h30, visita noturna às gravuras rupestres existentes naquele povoado castrejo.
No dia seguinte, domingo, pelas 9h30, está prevista a caminhada “Vamos Descobrir Longos Vales”.
O Castro de S. Caetano apresenta um conjunto de três linhas de muralhas, definindo-se, desta forma, como povoado de grande ocupação. Aquela área tem sido alvo de intervenções arqueológicas ao longo de vários anos, colocando a descoberto um conjunto interessante de estruturas.
A 17 de Maio de 2009, foi inaugurado o Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano, equipamento com uma acentuada componente pedagógica junto da comunidade escolar, constituindo-se como um espaço de grande valor para os académicos e arqueólogos que pretendam aprofundar conhecimentos sobre o Castro de S. Caetano.
As Jornadas Europeias do Património deste ano estão subordinadas ao tema “Património, sempre uma descoberta”. Pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o património cultural comporta, com novos olhares e interpretações.

Geice FM: http://radiogeice.com/fm/2014/09/12/moncao-recebe-jornadas-europeias-do-patrimonio-no-fim-do-mes/

No hay comentarios: