lunes, 11 de febrero de 2013

II Jornadas de Novos Investigadores do Noroeste. As novas problemáticas de investigação

As Jornadas de Novos Investigadores do Noroeste são encontros de investigadores jovens, com carácter regular, na área da Arqueologia, onde estudantes ou profissionais expõem trabalhos, resultados e problemáticas inerentes aos projetos de investigação nos quais se encontram inseridos. A apresentação de diferentes comunicações é exposta à apreciação e crítica construtiva dos restantes colegas, resultando num debate pertinente e adaptado à temática global proposta. A primeira edição das jornadas teve lugar em Novembro de 2010, em Ourense, sob o tema "Arqueologia e Território" e foi promovida pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade de Vigo (campus de Ourense).
As sessões são organizadas seguindo um modelo de mesa-redonda, em que cada investigador realiza uma exposição/conferência, seguida de um período de debate, em que todos os presentes podem participar, levantando questões, analisando aspetos focados e contribuindo para um conhecimento coerente e complementar dos contextos arqueológicos.
A ideia passa por reunir investigadores, dentro de uma faixa etária aproximada, correspondendo sensivelmente a investigadores licenciados, mas na maioria ainda não doutorados (em que se integram estudantes de Mestrado e profissionais em início de carreira), cujas áreas de trabalho em Arqueologia se integrem no âmbito geográfico do Noroeste da Península Ibérica. Este fator confere a este encontro uma amplitude transfronteiriça, entre o Noroeste de Espanha e o Norte de Portugal, aproximando as recentes problemáticas de investigação que se colocam nos dois países.

Esta segunda edição das Jornadas de Novos Investigadores do Noroeste, é promovida pela Sociedade Martins Sarmento, pelo Citcem (ICS/UM) e pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e terá lugar em Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento, nos dias 14 e 15 de Março de 2013.

Aceitam-se inscrições para apresentação de posters, até ao dia 18 de Fevereiro, que devem ser remetidas, com o título do poster em questão, para o endereço citania@msarmento.org.
O público-alvo das jornadas, além de todos os interessados em História, Arqueologia e Património Cultural, são também alunos de licenciatura, particularmente em Arqueologia, cuja participação nos debates constituirá uma experiência didática.

A inscrição para assistir à Jornadas é gratuita, e deve ser feita através do e-mail citania@msarmento.org até ao dia 8 de Março.

No hay comentarios: