martes, 11 de diciembre de 2012

Quinta de Crestelos. Do passado ao presente (Meirinhos, Mogadouro, Bragança).


Susana Cosme; João Nisa; Filipa Pinto; Óscar Teixeira; Ricardo Santos e Sérgio Pereira. (ACE, Baixo Sabor / Arqueoestudos): Quinta de Crestelos. Do passado ao presente (Meirinhos, Mogadouro, Bragança).
A intervenção no sítio da Quinta de Crestelos (Meirinhos-Mogadouro) integrou-se no conjunto de medidas de minimização do Aproveitamento Hidroeléctrico do Vale do Sabor, contemplando a construção de uma barragem, cuja albufeira irá submergir o presente sítio arqueológico.
Após a realização de sondagens de diagnóstico, em Agosto de 2011, que permitiram a localização de algumas estruturas, iniciou-se uma nova fase de escavação, em Fevereiro de 2012, intervencionando-se uma área aproximada de 2000 m2. 
Nesta comunicação pretendemos apresentar os resultados preliminares desta intervenção que revelou contextos arqueológicos e uma diacronia de ocupação muito interessantes, percorrendo vários períodos cronológicos que vão do Bronze Final/I Idade do Ferro, ao período Romano, Alto Medieval, Medieval e Moderno-Contemporâneo.
II Jornadas de Jóvenes Investigadores del valle del Duero. Del Neolítico a la Antigüedad tardía. León 2012. 

No hay comentarios: