martes, 11 de diciembre de 2012

O sítio da Cha: da Idade do Ferro a Alta Idade Média (Crejais, Alfândega da Fé, Bragança).


José António Pereira, Rosa Mateos e Sérgio Pereira (ACE, Baixo Sabor / Novarqueologia): O sítio da Cha: da Idade do Ferro a Alta Idade Média (Crejais, Alfândega da Fé, Bragança).
Os trabalhos arqueológicos no sítio da Chã (Cerejais-Alfândega da Fé) integraram-se no conjunto de medidas de minimização do Aproveitamento Hidroeléctrico do Vale do Sabor, que previam a construção da Barragem do Sabor, cuja albufeira irá submergir o sítio agora intervencionado.
A escavação neste sítio pretendia caracterizá-lo do ponto de vista arqueológico, tendo sido escavada uma área próxima dos 184 m2. Apenas foram identificadas duas estruturas positivas, de cronologias distintas, podendo a primeira recuar à II Idade do Ferro ou ao período Romano, enquanto a segunda se encaixar num ambiente Alto Medieval.
Foi também escavada uma grande depressão onde se identificaram algumas fossas, com materiais da II Idade do Ferro, que, por sua vez, foram cortadas pela abertura de uma grande fossa detrítica, talvez no período Alto Medieval.
Apesar de as estruturas positivas se encontrarem mal conservadas, o conjunto de materiais recolhidos afigura-se muito interessante, principalmente por se tratar de um casal ou de um pequeno sítio.
 
II Jornadas de Jóvenes Investigadores del valle del Duero. Del Neolítico a la Antigüedad tardía. León 2012.

No hay comentarios: