viernes, 9 de noviembre de 2012

O Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos, Mogadouro (Bragança): Objectivos e resultados dos trabalhos realizados em 2011 e 2012 (Portugal)

António P. Dinis & Emanuel C. Gonçalves: O Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos, Mogadouro (Bragança): Objectivos e resultados dos trabalhos realizados em 2011 e 2012.
O Castelo dos Mouros, de Vilarinho dos Galegos, é um povoado fortificado, implantado num esporão sobranceiro ao Douro internacional, localizado no concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança.
Patrocinado pela Câmara Municipal local, iniciou-se em 2011 um projeto multidisciplinar, com a duração de três anos, que tem como finalidade o estudo monográfico, divulgação científica e valorização desta importante estação arqueológica, de forma a permitir a sua  fruição colectiva.
As escavações arqueológicas, realizadas em 2011 e 2012, além de revelarem um complexo sistema defensivo, constituído por imponente muralha e torreão pétreos, complementado com fosso e amplo campo de pedras fincadas, puseram a descoberto as entradas no povoado, assim como significativas reformulações arquitectónicas as quais, em associação com a estratigrafia revelada e os materiais exumados, indiciam um longo período de ocupação, balisado da Idade do Ferro ao período romano, colocando-se a hipótese de o local se manter em uso ainda na Alta Idade Média.
 
II Jornadas de Jóvenes Investigadores del valle del Duero. Del Neolítico a la Antigüedad tardía. León 2012.

No hay comentarios: