domingo, 27 de noviembre de 2011

O sítio da Fraga dos Corvos (Maceida de Cavaleiros), Sector A: contributos para a caracteriçao da Primeira Idade do Bronze no norte de Portugal.



Elsa Luís (Universidade de Lisboa, Portugal): O sítio da Fraga dos Corvos (Maceida de Cavaleiros), Sector A: contributos para a caracteriçao da Primeira Idade do Bronze no norte de Portugal.

elsavluis@gmail.com

Conhecido desde 2003, o sítio da Fraga dos Corvos tem vindo a revelar um estimulante conjunto de dados que permitem uma primeira caracterização da ocupação da Primeira Idade do Bronze na região de Trás-os-Montes Oriental. Efectivamente, este constitui um dos poucos sítios no norte de Portugal com evidências de produção local da metalurgia de bronze, pelo que tem vindo a proporcionar importantes discussões sobre o tema.
Pretende-se aqui dar a conhecer uma síntese dos trabalhos efectuados, dando particular atenção ao conjunto cerâmico proveniente da Sondagem 2. O estudo destes materiais permitiu a caracterização tecnológica e funcional dos recipientes cerâmicos, e respectiva integração no seu contexto regional, servindo como pretexto para uma reflexão sobre as dinâmicas de povoamento. São ainda considerados aspectos de economia doméstica, lendo-os como os sustentáculos para uma emergente complexidade patente no registo funerário e iconográfico.

I Jornadas de Jóvenes Investigadores del valle del Duero (Zamora).

No hay comentarios: